Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Arroz de sardinhas

Para 2 pessoas

Ingredientes

10 Sardinhas médias
2 Tomates cacho
1 Cebola média
2 Dentes de alho
Flor de sal q.b.
Azeite q.b.
1 fl de louro
5 Cl de vinho branco
1/2 Pimento
Coentros q.b.
Amanhar as sardinhas
Retiro a tripa e a cabeça à sardinha, corto com uma tesoura a barriga  e limpo toda a escama.
Lavo as sardinhas, salpico de flor de sal e estão prontas.
Preparar o arroz
No tacho ponho a cebola picada, junto o  azeite e o louro para fazer um refogado apurado, (a cebola deve ficar escurinha sem estar queimada).
 Retiro o louro, junto sal, o tomate e o alho cortados e o pimento (cortado em quadrados) e continua a apurar.
Acrescento água, deixo ferver, e de seguida deito o arroz; e a meio da cozedura coloco  as sardinhas. Verifico os temperos e em 5/6 minutos , está pronto.
Serve-se no próprio tacho com coentros picados.
Que lhe saiba bem.

Sem comentários: