Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



domingo, 5 de janeiro de 2014

Bacalhau Espiritual, o meu!

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Lombo de bacalhau (congelado/seleção continente)
50 Gr de farinha
50 Gr de manteiga
½ Litro de água de cozer o bacalhau
2 Cenouras médias
2 Dentes de alho
2 Pães
1 Cebola
Leite q.b.
Azeite q.b.
Queijo ralado q.b.

Preparação

Cozo o lombo de bacalhau (se estiver congelado coloco um recipiente com água a cobrir a posta e levo ao micro-ondas durante 7 minutos na temperatura máxima).
Retiro as espinhas ao bacalhau, deixo em lascas e reservo a água da cozedura.
Num recipiente parto o pão em pedaços e cubro com leite para demolhar.
Descasco as cenouras, ralo (não muito fino) e reservo.
Descasco os alhos, pico e reservo
Pico a cebola e reservo.
Barro com manteiga a assadeira para ir ao forno e reservo.
Num tacho coloco a manteiga e deixo aquecer; junto a farinha e de seguida vou juntando a água da cozedura do bacalhau (½ litro) mexendo sempre (se criar grumos passo a varinha); deixo engrossar (consistência do molho bechamel); verifico de sal e reservo.
Noutro tacho coloco a cebola picada com um fio de azeite; junto também o alho picado e deixo melar. Junto o bacalhau e mexo de seguida a cenoura e o pão bem escorrido. Envolvo tudo e vou mexendo ao lume durante uns 5 minutos; verifico de sal e tempero com pimenta.
Junto agora ¾ do molho que estava reservado (esta quantidade depende se se gosta deste bacalhau mais ou menos húmido), e envolvo.
Coloco na assadeira; cubro com o restante molho (quantidade a gosto) e coloco o queijo ralado, (opto por queijo da ilha); levo ao forno a gratinar 15 minutos a 200º.
Acompanho com esparregado de grelos.

Que lhe saiba bem.

Nota:  
Pode-se preparar este prato com antecedência de um dia, colocando no frio e levando ao forno a gratinar minutos antes de servir.
ou,
pode-se congelar, retirando no dia algum tempo antes para descongelar, e leva-se ao forno a gratinar minutos antes de servir.

Sem comentários: