Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Bolinhos de Bolina

Ingredientes

500 Gr de abóbora-menina (pronta a cozer)
8 Colheres de sopa de farinha
4 Colheres de sopa de açúcar
4 Ovos
1/2 Laranja (sumo)
Óleo
Canela q.b.
Açúcar q.b.

Preparação

Preparo a abóbora e parto em cubos para cozer numa panela com água e um pau de canela.
Quando estiver cozida coloco a abóbora num pano dentro do passador e fica durante umas horas ou de um dia para o outro.
Bato as claras em castelo.
Passo a abóbora pelo ralador, coloco numa tigela, junto a farinha, o açúcar, as gemas e o sumo de laranja, mexo tudo e envolvo as claras em castelo.
Frito em óleo, colheradas desta massa e por fim passo por uma mistura de açúcar e canela.
Se preferir pode fazer uma calda de açúcar para acompanhar.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: