Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sábado, 5 de julho de 2014

Risoto de Limão

Para 2 pessoas

Ingredientes

½ Cebola
1 Dente de alho
2 Colheres sopa azeite
2 Colheres de sopa de manteiga
½ Chávena de chá de vinho branco
1 Chávena de chá de queijo S. Jorge ralado
1 Chávena de chá de arroz de risoto
3 Chávenas de chá de caldo de peixe
Raspa de 1 limão
Flor de sal
Pimenta preta

Preparação

Coloco o caldo de peixe a aquecer e reservo.
Coloco a cebola picada no tacho com um fio de azeite e quando a cebola ficar translúcida junto o alho picado, o sal e deixo refogar mais alguns minutos; junto o vinho e deixo ao lume para que evapore o álcool; junto o arroz, mexo, e junto 2 colheres de sopa de caldo de peixe; vou mexendo e acrescentando o caldo de peixe à medida que vai ficando sem calda (este processo demora cerca de 15 minutos). Acrescento a manteiga e mexo até que se dissolva e por fim junto a pimenta preta, o queijo ralado, a raspa do limão e envolvo tudo.
Antes de servir junto mais ½ colher de sopa de caldo de peixe, mexo e tampo o tacho.
Vai à mesa logo que termine, ainda no tacho, ou sirvo no prato salpicado com raspa de limão.
Desta vez acompanhei com rosbife de atum (já publicado em receita anterior:http://aminha-moda.blogspot.pt/2014/05/rosbife-de-atum-com-gergelim.html).

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: