Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sábado, 12 de julho de 2014

Pão integral

Ingredientes

500 Gr de farinha integral
400 Gr de água morna
10 Gr de fermento padeiro
1 Colher de chá de flor de sal
1 Colher de chá de mel
1 Mão cheia de sultanas

Preparação

Numa bacia coloco a água morna com o fermento, o mel e o sal; mexo com a ajuda de uma colher, junto a farinha de uma só vez, e envolvo tudo sem mexer muito.
Cubro a bacia com um pano e guardo num lugar quente a levedar por 30 a 60 minutos.
Pincelo com azeite uma forma de bolo inglês e reservo.
Retiro a massa para uma zona coberta com farinha e junto as sultanas dobrando a massa por 3 a 4 vezes ao meio. Formo um rolo e com a dobra para baixo, coloco na forma.
Vai ao forno a 220º por 30 minutos.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: