Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 9 de abril de 2014

Risotto de Cogumelos

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Embalagem de cogumelos salteados (congelados, marca continente)
Azeite q.b.
Raspa de ¼ laranja
Sumo de ½ laranja
Flor de sal q.b.
1 Colher de chá coentros
3 Fls. manjericão
Pimenta preta
1 Chávena de chá de arroz (caçarola /risotto)
2 Chávenas de chá do líquido da cozedura de frango
7 Cl de vinho branco
1 Cebola média
2 Dentes de alho
75 Gr de manteiga
Queijo S. Jorge ralado q.b

Preparação

Coloco ao lume uma sertã com um fio de azeite e quando estiver quente, coloco os cogumelos a saltear. O líquido largado pelos cogumelos vai desaparecendo; junto o sumo e a raspa da laranja, o manjericão, os coentros, sal e pimenta; mexo, deixando alguns minutos ao lume; retiro do lume e reservo.
No tacho com o azeite, coloco a cebola picada e levo ao lume; quando começar a ficar translúcida, acrescento o alho picado; mexo, junto o arroz e o sal e vou envolvendo; junto o vinho e mexo até que o álcool se evapore.
Acrescento aos poucos líquido da cozedura do frango e vou mexendo cerca de 12 minutos; junto a manteiga em bocadinhos e envolvo até que a manteiga desapareça; por fim junto o queijo que também envolvo.
Sirvo com os cogumelos previamente preparados, salpicado com tomilho.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: