Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Arroz malandro de Feijão Fresco

Ingrediente
Feijão em vagem fresco
Cebola pequena
Arroz
Tomate
Azeite
Flor de sal
2 Dentes de alho

Preparação

Retiro o feijão da vagem e reservo.
Pico a cebola e coloco no tacho com o azeite; levo ao lume a refogar e quando a cebola estiver murcha junto o tomate, o alho e o sal (se for necessário junto 2 colheres de sopa de água).
Deixo refogar até que tudo forme uma espécie de pasta (por vezes passo a varinha).
Acrescento um pouco de água (½ chávena de chá) e o feijão, e coze durante cerca de 10 minutos; acrescento a restante água (3 medidas de água
para 1 de arroz). Levantando fervura acrescento o arroz e quando levantar
fervura novamente coloco o lume no mínimo; coze 12 minutos; desligo e levo para a mesa ainda no tacho onde acaba de cozer.
Desta vez acompanhei com uma carne grelhada.

Nota: como este feijão tem época costumo comprar e congelar (já sem a vagem).

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: