Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tortellini de Ricota com espinafres

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Embalagem de massa tortelini (fresca marca continente)
1 Cebola média
Azeite q.b.
3 Tomates cacho
5 Cl de vinho branco
1 Colher de café de açúcar
Pimenta preta q.b.
3 Fls manjericão
Tomilho limão fresco q.b.
Queijo S. Jorge q.b.

Preparação

Coloco ao lume uma panela com água, sal e um fio de azeite e quando começar a ferver coloco a massa que coze 7 minutos; reservo uma chávena desta água e escorro a restante; reservo a massa.
Numa sertã coloco o azeite e a cebola picada, e deixo alourar; junto o tomate cortado em pedaços, deixo refogar, acrescento o vinho, sal, açúcar, manjericão picado e a pimenta preta e continua a refogar (vou acrescentando aos poucos colheradas da água da cozedura da massa) até o tomate estar desfeito; quando estiver refogado trituro.
Coloco a massa num recipiente que vá à mesa, espalho por cima o molho, coloco o queijo ralado e salpico com tomilho limão.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: