Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



domingo, 22 de junho de 2014

Bolinhos de Salmão

Para 2 pessoas

Ingredientes
 250 Gr de batatas (já descascadas)
1 Lombo de salmão 250 Gr
3 Dentes de alho
1 Cebola pequena
1pitada de gengibre em pó
Coentros frescos
Flor de sal
Limão
Tomilho
Pimenta preta moída
Pão ralado
Azeite

Preparação

Levo ao micro-ondas o lombo de salmão num recipiente com água, uma rodela de limão e tomilho limão durante 6 minutos no máximo;
Retiro o salmão, guardo a água para outra utilização futura (por exemplo fazer um risotto), deixo arrefecer a posta de salmão e reservo.
Coloco a cozer as batatas partidas em quadrados, junto com os dentes de alho e quando estiverem quase cozidas coloco 2 ovos que cozem exatamente por 6 minutos; retiro-os e coloco-os em água fria;
Escorro a água das batatas, tampo o tacho para que sequem e de seguida trituro-as; junto o salmão em lascas, a cebola picada miudinha, o gengibre, os coentros cortados grosseiramente; tempero com sal e pimenta e envolvo tudo.
Moldo 4 bolas, espalmo ligeiramente, passo por pão ralado e frito em azeite.
Entretanto, descasco os ovos e na hora de servir abro-os com um pequeno corte.
 acompanho com salada de feijão verde.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: