Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sábado, 20 de setembro de 2014

Arroz de Merendeiro

Ingredientes

8 Coxas de frango
1 Cebola grande
1 Cenoura grande
Flor de sal
Pimenta preta moída
1 Chávena de chá de vinho tinto
1 Colher de chá de pimentão-doce
½ Lata de tomate em pedaços
4 Dentes de alho
Azeite
Arroz

Preparação

Pico a cebola miudinha.
Retiro a pele ao frango e as gorduras maiores e reservo.
Num tacho de preferência antiaderente coloco o azeite e a cebola que vai a refogar até que fique bem escura, mas sem queimar. Quando a cebola estiver neste ponto, junto 3 colheres de sopa de água; tampo e continua a refogar até ficar sem água. Junto de seguida o frango, o tomate, os alhos, a cenoura cortada em rodelas, o vinho, o pimentão-doce, a pimenta e deixo refogar lentamente até ficar sem liquido (este processo demora entre 45 a 60 minutos).
Retiro o frango, deixo que arrefeça e desosso, deixando pedaços de frango grandes.
No tacho onde o frango estufou acrescento água e deixo que ferva; junto novamente o frango e quando ferver junto o arroz. Quando levantar fervura reduzo o lume para o mínimo e coze por uns 10 minutos.
Coloco o tacho num cobertor e papel jornal (o papel ajuda a manter o calor), fecho e está pronto para o PIC-NIC.

Que lhe saiba bem. 

Sem comentários: