Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 20 de março de 2015

Tiramisu (s/ovos)

Ingredientes

125 Gr queijo creme (Palhais)
200 Ml de natas
3 Colheres de sopa de açúcar em pó
Baunilha 3 gotas
2 Folhas de gelatina
1 Embalagem palitos la reine
2 Chávenas (chá) de café
1 Colher de sopa de aguardente
Chocolate culinária em raspas

Preparação

Faço o café, acrescento a aguardente e coloco no frio a arrefecer;
coloco as folhas de gelatina a hidratar em água fria;
bato as natas até formar picos e reservo no frio.
Espremo as folhas de gelatina e num recipiente em vidro levo ao micro-ondas na temperatura baixa, durante ½ minuto (até ficar líquida) e reservo.
Num recipiente coloco o queijo, o açúcar e a baunilha e mexo; envolvo as natas batidas e por fim a gelatina; envolvo tudo novamente e reservo.
Começo por colocar uma camada de palitos envolvidos (por segundos) em café.
De seguida cubro com o creme e volto a colocar outra camada de palitos; repito o processo finalizando com palitos.
Finalizo raspando chocolate por cima.
Levo ao frio por 2 a 3 horas.

Que lhe saiba bem

Sem comentários: