Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 27 de março de 2015

Iscas de Fígado de cebolada

Para 2 pessoas

Ingredientes

4 Batatas
1 Ovo
4 Iscas de fígado de vitela
2 Cebola roxas
2 Dentes de alho
2 Folhas de louro
2 Tomates pequenos
¼ Pimento vermelho
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Pimenta preta q.b.
½ Limão sumo
Manjericão q.b.

Preparação

Tempero as iscas com sal, sumo de limão, pimenta preta e reservo.
Descasco as batatas e reservo.
Descasco as cebolas e corto em rodelas finas; descasco o alho e lamino; corto o tomate em pedaços e o pimento em lâminas finas e reservo tudo.
Coloco num tacho o ovo e as batatas a cozer.
Numa frigideira coloco azeite (3 colheres de sopa), deixo aquecer e coloco o pimento e o louro; frita um minuto e coloco de seguida a cebola e o alho e deixo a cebola murchar; junto o tomate e tampo a frigideira com um testo; abrando o lume e deixo refogar lentamente; vou colocando colheradas da água de cozer as batatas sempre que o molho começa a desaparecer; retifico temperos de sal e pimenta.
Entretanto, noutra frigideira, frito as iscas com um fio de azeite; depois de fritas passo as iscas para a frigideira da cebolada; salpico com umas gotas de limão, junto as batatas cozidas e o ovo cortado e salpico com folhas de manjericão e está pronto.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: