Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Bolo de Claras

Ingredientes

5 Claras
4 Colheres de sopa de manteiga
2 Chávenas de chá de açúcar
3 Chávenas de chá de farinha
1 Chávena de leite
1 Colher de sopa de fermento
1 Colher de sopa de óleo girassol
1 Pitada de sal
1 Limão (raspa da casca)

Preparação

Bato as claras c/ o sal em castelo e reservo.
Peneiro a farinha e o fermento e reservo.
Bato a manteiga com o açúcar, acrescento, alternadamente, o leite e a farinha / fermento, e por fim o óleo; envolvo as claras e a raspa do limão.
Coloco a massa numa forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Levo ao forno pré aquecido a 200º por 40 minutos, ou verifico com o teste do palito.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: