Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 3 de julho de 2015

Quindim

6 Ovos
50 Gr de coco ralado
1 Lata de leite de coco
1 Colher de sopa de manteiga
3 Chávenas de chá de açúcar
1 Chávena de café de leite

Preparação

Coloco o coco numa taça, hidrato com o leite e reservo.
Unto uma forma com manteiga, salpico com açúcar e reservo.
Coloco numa tigela o açúcar, a manteiga derretida, o leite de coco e os ovos; mexo tudo com a vara de arames ou com a batedeira em velocidade baixa e só até que os ingredientes se misturem; por fim junto o coco, mexo com uma colher e coloco na forma.
Levo ao forno a 200º/180º em banho-maria em forma coberta com papel-prata durante 50 minutos; retiro o papel-prata e deixo por mais 10 minutos; faço o teste do palito, se sair limpo, está pronto.
Retiro da forma só quando estiver morno, e levo ao frigorífico para servir frio.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: