Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Tarte de Maçã invertida

Ingredientes

1 Emb. massa folhada
4 Maçãs
1 Chávena de chá de açúcar
1 Vagem de baunilha
3 Colheres de sopa de manteiga
Cravos-da-índia
Flor de sal

Preparação

Descasco as maçãs, retiro os caroços e corto em quartos.
Espeto cravinhos em 1/3 das maçãs.
Numa forma redonda, de preferência antiaderente, espalho no fundo a manteiga em pedacinhos, o açúcar e uma pitada de sal; no centro coloco a vagem de baunilha e por cima coloco os quartos das maçãs em forma de flor; por cima estendo a massa folhada.
Coloco a forma ao lume e quando o açúcar começar a derreter e a aparecer nos lados da forma, com uma colher, espalho por cima da massa folhada cobrindo sempre a massa com o caramelo que se vai formando, durante 10 a 15 minutos.
De seguida coloco a forma no forno a 180º por 20 minutos.
Retiro do forno, deixo arrefecer cerca de 10 minutos para que, quando viro a forma, o caramelo não escorra e nos queime.
Coloco no prato e sirvo se possível ainda morna.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: