Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Arroz de bacalhau

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Posta de bacalhau, 300gr
120 Gr de arroz
3 Dentes de alho
1 Cebola
1 Tomate grande
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.

Preparação
Numa taça de vidro coloco a posta de bacalhau coberta de água e levo ao micro-ondas a cozer a 800° (se congelada 6 min. / descongelada 3 min.).
Depois de cozido retiro de imediato a posta da água para arrefecer e reservo a água da cozedura.
Pico a cebola e no tacho com azeite levo a refogar; de seguida junto os alhos laminados e o tomate partido em pedaços e continua a refogar; durante este processo vamos acrescentando a água da cozedura que estava reservada.
Trituro com a varinha magica o refogado e acrescento o resto da água.
Quando ferver acrescento o arroz, e por fim o bacalhau, que previamente foi posto em lascas sem espinhas.
Verifico de sal e salpico com coentros.
Que lhe saiba bem.

Nota:
Compro habitualmente bacalhau em posta congelada, que resulta mais suculento.

Sem comentários: