Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 24 de julho de 2015

Creme aveludado de legumes e coentros

Ingredientes

½ Beringela
½ Courgette
2 Dentes alho
2 Cenouras
¼ Alho francês
1 Batata
1 Cebola
Abóbora (quantidade equiparada a 1 batata)
1 Ramo coentros (pequeno)
Azeite q.b.
Flor de sal

Preparação

Coloco numa panela um fio generoso de azeite, os legumes (exceto os coentros) e deixo refogar ligeiramente, 2 a 3 minutos; coloco água até cobrir os legumes e deixo cozer; tempero com flor de sal.
Quando os legumes estiverem cozidos, acrescento mais água; junto os coentros e trituro, deixo ferver mais uns minutos até formar um creme aveludado.
Sirvo acompanhado com tostas.

Que lhe saiba bem.

Nota:
Habitualmente preparo os legumes: corto-os, coloco em sacos e congelo. Facilita bastante quando quero fazer cremes ou sopas.

Sem comentários: