Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Bolo de amêndoa

 
Ingredientes

6 Ovos (classe L)
250 Gr de amêndoa c/ pele
200 Gr de açúcar
1 Colher de sopa de farinha para bolos
1 Colher de sopa de fermento

Preparação

Trituro as amêndoas (mal trituradas); separo as claras das gemas, bato as claras em castelo e reservo.
Bato as gemas com o açúcar, acrescento a farinha e o fermento e por fim a amêndoa triturada.
Envolvo as claras em castelo e coloco numa forma de buraco barrada com manteiga e farinha.
Levo ao forno a 200º por 35 minutos ou fazendo o teste do palito.
Retiro o bolo da forma de seguida.

Nota: as amêndoas mal trituradas provocam texturas diferentes ficando as mais mal trituradas em baixo e a farinha de amêndoa em cima.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: