Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Leite-creme

Ingredientes

1 Lt de leite magro
4 Gemas
200 Gr açúcar
2 Colheres (sopa) Maizena
Casca de limão q.b.

Preparação

Retiro uma chávena de leite e reservo.
Coloco o restante leite em lume médio com uma casca de limão.
Numa tigela coloco a chávena de leite e dissolvo a farinha; junto as gemas e mexo com uma vara de arames; acrescento o açúcar e volto a mexer.
Retiro a casca de limão do leite e junto a mistura anterior; mexo lentamente com uma colher até começar a engrossar e logo que levante fervura desligo.
Verto para uma travessa, deixo arrefecer e espalho por cima açúcar; queimo com o ferro de queimar ou com o maçarico de cozinha.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: