Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Bolo de Bacalhau Fumado e Azeitonas

Ingredientes

½ Frasco azeitonas descaroçadas
1 Emb. bacalhau fumado (Continente)
4 Ovos
200 Gr farinha de trigo
1 Colher (sopa) fermento
10 Cl vinho branco
10 Cl azeite
Pimento vermelho
Pimento verde
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Fls. Manjericão

Preparação

Corto uma tira larga de pimento vermelho e outra do verde, parto em quadradinhos reservo.
Corto as azeitonas descaroçadas em rodelas pequenas e reservo.
Retiro da embalagem o bacalhau, corto em pedaços pequenos e reservo.
Corto o manjericão grosseiramente e reservo.
Barro com azeite uma forma de bolo inglês e reservo.
Numa tigela coloco a farinha, o fermento, os ovos, o vinho, o azeite, bato tudo com a vara de arames, acrescento os pimentos, as azeitonas, o manjericão e por fim o bacalhau; tempero com pimenta e sal; envolvo tudo e levo ao forno pré aquecido a 180º por 40 minutos.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: