Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 8 de maio de 2015

Mousse de chocolate c/ laranja

Ingredientes

200 Gr de chocolate negro
1 Pacote de natas
4 Claras
2 Folhas de gelatina branca
1 Laranja
½ Chávena (chá) açúcar

Preparação

Coloco as folhas de gelatina a hidratar.
Raspo uma laranja em raspa miúda e reservo.
Bato as claras em castelo, quando estiverem a formar picos acrescento açúcar, bato novamente e reservo.
Retiro a água das folhas de gelatina, espremo e levo ao micro-ondas a baixa temperatura ½ minuto para tornar a gelatina liquida.
No recipiente onde vai ficar a mousse, coloco o chocolate partido em pedaços e levo ao lume em banho-maria a derreter; retiro do lume, acrescento as natas, a gelatina e a raspa da laranja, e por fim envolvo as claras em castelo aos poucos.
Levo ao frio por 1 a 2 horas.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: