Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 29 de maio de 2015

Congro estufado c/ ervilhas

Para 2 pessoas

Ingredientes

400 Gr congro
300 Gr ervilhas
1 Cebola média
2 Tomates
Azeite q.b.
Sal
Pimenta
Fl. de louro

Preparação

Cozo o peixe num recipiente com água (a cobrir o peixe) no micro-ondas por 7 minutos;
Retiro o peixe da água, reservo a água da cozedura e deixo esfriar o peixe;
Com uma pinça, retiro as espinhas e corto-o em pedaços retirando a pele e alguma gordura existente, e reservo.
Pico a cebola para um tacho, junto um fio de azeite e levo ao lume a refogar; vou acrescentando a água da cozedura; junto o louro, o tomate e continua a refogar até o tomate se desfazer; acrescento as ervilhas, tempero de sal e pimenta e acrescento o peixe; baixo o lume e fica a refogar até que as ervilhas estejam cozidas.
Acompanho com um arroz de alho ou puré de batata.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: