Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 3 de abril de 2015

Rolo de Amêndoa

Ingredientes

6 Ovos
350 Gr açúcar
40 Gr manteiga
75 Gr de amêndoa pelada moída
1 Laranja (sumo e raspa)
Papel vegetal

Preparação

Raspo a laranja, retiro o sumo e reservo.
Trituro a amêndoa e reservo.
Derreto a manteiga e reservo.
Forro c/papel vegetal o fundo de um tabuleiro (25X30 cm), unto o tabuleiro com manteiga e reservo.
Num recipiente coloco o açúcar com os ovos, a raspa e o sumo da laranja e bato tudo com a vara de arames durante cinco minutos; acrescento a amêndoa e por fim a manteiga; bato com as varas; verto a massa para o tabuleiro.
Levo ao forno pré aquecido a 180º por 15 minutos.
Entretanto estendo uma folha de papel vegetal salpicada de açúcar.
Retiro o tabuleiro do forno, viro-o sobre o papel vegetal e enrolo; deixo o rolo no papel durante uma hora; findo este tempo retiro o papel e coloco num prato.

Nota: a massa tem a consistência das massas de pudim e deve ficar cozida mas húmida para que possa enrolar sem dificuldade.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: