Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 6 de março de 2015

Bolo de Água

Ingredientes

4 Ovos
2 Chávenas (chá) de açúcar
2 Chávenas (chá) farinha c/ fermento
8 Colheres de sopa de água
Manteiga para untar a forma

Preparação

Separo as gemas das claras e reservo.
Peneiro a farinha e reservo.
Bato as claras em castelo, acrescento as gemas e de seguida o açúcar e bato até a massa estar cremosa; envolvo aos poucos a farinha peneirada e quando estiver envolvida junto à água; envolvo novamente até tudo estar ligado.
Coloco na forma previamente barrada com manteiga e polvilhada com farinha.
Levo ao forno a 180º /200º (dependendo do forno), durante 55 minutos.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: