Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sábado, 15 de novembro de 2014

Castanha xaroposa

Ingredientes

½  L água c/ gás
½ Kg de castanha (eu usei congelada)
1 Kg açúcar amarelo
½ Fava de baunilha

Preparação

Cozo durante 12 minutos as castanhas com água natural; escorro as castanhas e reservo.
Abro a fava de baunilha e retiro com a faca o interior que coloco no tacho com açúcar e água c/ gás.
Levo ao lume até começar a ferver; nessa altura junto cuidadosamente as castanhas e quando começar a ferver desligo e guardo por 24 H.
Nos dois dias seguintes repito o processo, levo ao lume o tacho SEM castanhas e quando começa a ferver coloco as castanhas cuidadosamente; deixo que levante fervura, desligo e retiro do lume.
No último dia deixo no tacho por mais 24H. Por fim podemos servir ou colocar em frascos e guardar por algum tempo.

Que lhe saiba bem. 

Sem comentários: