Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sábado, 11 de outubro de 2014

Rojões c/ Maça

Ingredientes

1 Kg rojões
Vinho tinto q.b.
1 Fl de louro
4 Dentes de alho
Pimenta preta moída
1 Colher de sobremesa de pimentão-doce
1 Colher de sopa de cominhos
Azeite q.b.
Flor de sal
2 Maçãs (fiz c/ Golden)

Preparação

Coloco os rojões numa tigela; tempero com sal, alhos laminados, vinho, louro, pimenta, e pimentão-doce. Envolvo tudo e guardo neste tempero de um dia para o outro no frio.
No tacho coloco azeite a cobrir o fundo, deixo aquecer e coloco a carne com os temperos onde estava, mas sem o líquido; acrescento os cominhos, tampo o tacho e coze em lume médio durante 50 a 60 minutos.
Nesta fase podemos guardar os rojões sem finalizar e conservá-los no frio alguns dias.
Lavo as maçãs, retiro o caroço, e corto em oitavos.
Para finalizar retiro a tampa ao tacho e em lume médio deixo que ganhem uma crosta lourinha (a que chamo de rugir), cerca de 30 minutos, mas nos últimos 15 acrescento as maças que se envolvem com os rojões.
Salpico com cominhos e acompanho com um arroz de coentros.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: