Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Marmelada

Ingredientes

Marmelos
Açúcar

Preparação

Lavo os marmelos em água; corto em oitavos; retiro o caroço e as pevides; peso e coloco numa panela.
Por cada quilo de marmelo coloco 800 gramas de açúcar.
Coloco ao lume e deixo que ferva lentamente cerca de 45 a 60 minutos.
Reduzo a puré com a varinha e levo novamente ao lume até começar a ferver, cerca de 5 minutos.
Desligo e coloco em tigelas.
Coloco as tigelas ao ar e ao sol (se possível) para que a marmelada seque e conserve mais tempo.
Quando estiver seca para guardar (3 a 4 dias), coloco papel vegetal embebido em aguardente (ou bebida com bastante álcool), e coloco a folha por cima como se fosse uma tampa e conserva por vários meses.

Que lhe saiba bem. 


Sem comentários: