Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Bolo Pão-de-ló c/ base de calda de laranja


12 Ovos
400 Gr de açúcar
250 Gr de farinha

Calda
2 Laranjas
5 Colheres de sopa de açúcar

Preparação

Separo as gemas das claras e bato as claras em castelo com uma pitada de sal e reservo.
Bato as gemas com o açúcar cerca de 15 minutos e começo a juntar alternadamente as claras em castelo e a farinha peneirada, e vou envolvendo até finalizar.
Coloco num tabuleiro de 35 x 26 untado com manteiga.
Levo ao forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos.
Entretanto faço uma calda líquida com o sumo das laranjas e o açúcar.
Retiro o bolo da forma, coloco o líquido no fundo da forma e volto a colocar o bolo para que absorva o líquido durante algum tempo. Retiro novamente da forma e enfeito com açúcar confeiteiro.

Que lhe saiba bem.

  • Nota:Este bolo fica grande, por isso aproveitei para fazer um campo de futebol, muito artesanal, para o aniversário do meu neto.

Sem comentários: