Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Uma espécie de bacalhau a Gomes de Sá!

Para 2 pessoas

Ingredientes

2 Postas de bacalhau (demolhadas)
2 Batatas médias
2 Ovos
1 Nabo
½ Couve coração
1 Cebola
2 Dentes de alho
10 Cl azeite
Pimenta preta q.b.
Flor de sal q.b.
Salsa q.b.

Preparação

Descasco as batatas e o nabo e corto em rodelas grossas; preparo a couve e reservo.
Coloco ao lume uma panela com água e sal, e quando levantar fervura, coloco o bacalhau (previamente demolhado); coze durante uns minutos (3 a 4) retiro e reservo.
No tacho com a água da cozedura do bacalhau coloco o nabo, a couve, as batatas, os ovos e deixo cozer.
Entretanto lasco o bacalhau e coloco numa assadeira.
Descasco a cebola e o alho, lamino e coloco numa frigideira com o azeite para a cebola e o alho melarem; salpico com uns grãos de pimenta preta e reservo.
Quando as batatas, o nabo e a couve estiverem cozidos escorro e coloco por cima do bacalhau; por cima espalho a cebola.
Levo ao forno a 200º durante uns 15 minutos e quando retiro do forno coloco os ovos cortados em rodelas e salpicado com salsa.


Que lhe saiba bem.

Sem comentários: