Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Rissóis de Carne

Ingredientes

Sobras de carne estufada
Cenoura
Brócolos
1 Chávena chá de farinha
1 Chávena de chá água
Flor de sal
Casca de limão
1 Colher de sobremesa de manteiga
Farinha q.b.
Ovos
Pão ralado
Óleo

Preparação

Cozo os brócolos e a cenoura, junto às sobras da carne, e trituro tudo no processador e reservo.
Coloco ao lume um tacho com a água, a casca de limão, uma pitada de sal e a manteiga.
Quando ferver retiro a casca do limão, junto a farinha, mexo, e logo que se forme uma bola (que se separa do fundo) retiro a massa do tacho e coloco numa superfície salpicada de farinha onde vou trabalhar; espero que arrefeça.
 Trabalho a massa com as mãos e vou acrescentando farinha até que se forme uma bola lisa.
Estendo a massa com a ajuda do rolo e corto círculos com a ajuda de um copo ou algo de formato redondo; coloco bocadinhos do picado, dobro e fecho com a ajuda de um garfo.
Passo por ovo e pão ralado, frito ou congelo.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: