Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Bolinhos de claras

Ingredientes

8 Claras
250 Gr de açúcar em pó
120 Gr de amêndoa
120 Gr de farinha p/ bolos
200 Gr de manteiga
50 Gr de sultanas
20 Cl de vinho do Porto
1/2 Saquinho de chá verde (ou outro)

Preparação

Num tacho coloco o vinho do Porto, as sultanas e o chá (abro o saco e retiro o chá); vai ao lume para fazer a redução do vinho e reservo.
Derreto a manteiga no micro-ondas e deixo esfriar.
No processador trituro as amêndoas com a casca até que fique em farinha; misturo na farinha de amêndoas, o açúcar e a farinha.
Numa tigela bato com a batedeira muito ligeiramente (só para as claras quebrarem) e junto a mistura anterior, mexo e acrescento a manteiga já fria; bato tudo mais uns segundos (só o tempo para estar tudo envolvido) e coloco em formas de papel com algumas sultanas por cima e reservo as restantes.
Levo ao forno a 180º/200º por 15 a 20 minutos, dependendo do forno.
Retiro os bolinhos do forno e distribuo as restantes sultanas e o molho por cima de cada um.

Que lhe saiba bem.

Nota: habitualmente faço ½ receita que dá para 9 a 10 bolinhos.
Pode ser batido com a vara de arames e dispensar a batedeira.

Sem comentários: