Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ovinhos escalfados em cama de pepino

Ingredientes


Ovos de codorniz
1 Colher de sopa de vinagre branco
1 Iogurte grego natural
1 Pepino
Flor de sal
Pimenta preta
Azeite

Preparação

Descasco o pepino, corto ao meio, retiro as pevides e ralo num ralador fino;
Deixo o pepino num recipiente em plano inclinado para libertar todo o líquido;
Quando o pepino estiver escorrido junto o iogurte, tempero com sal e um fio de azeite, mexo tudo e reservo no frio.
Coloco ao lume um tacho com a água até meio, o vinagre, e quando a água estiver quente (mas sem ferver), mexo com uma colher no sentido dos ponteiros do relógio; quando formar redemoinho coloco 2 a 3 ovos; com a ajuda da colher viro-os e logo de seguida retiro-os, (a gema deve ficar líquida).
Coloco nas colheres de aperitivo pequenas quantidades do preparado de pepino com Iogurte, e por cima coloco o ovo escalfado.
No final salpico com pimenta preta, moída na hora, e umas pedras de flor de sal.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: