Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



domingo, 20 de abril de 2014

Telha de morangos

Ingredientes

Massa Filo
Morangos
Açúcar em pó (Sidul)
Azeite
1 Colher de café de erva-doce

Preparação

Lavo os morangos, lamino-os e reservo.
Corto as folhas de massa filo no tamanho que pretendo.
Coloco uma frigideira em lume médio, com a erva-doce e um fio de azeite e coloco a folha; quando começar a amarelar, viro e deixo que também ganhe cor (segundos) e retiro. Faço o mesmo com as outras folhas e sempre que necessário acrescento mais um fio de azeite, (muito pouco), e vou reservando as folhas.
Coloco o açúcar num passador pequeno e reservo.
Coloco a 1ª folha no prato, salpico com açúcar, espalho os morangos, salpico-os também com açúcar, coloco outra folha, salpico novamente com açúcar e assim sucessivamente.
Esta montagem deve ser feita o mais próximo de ser servida uma vez que os morangos amolecem as folhas.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: