Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sábado, 5 de abril de 2014

Pão-de-Ló c/ Molho de Clementinas

Ingredientes p/ Pão-de-Ló
6 Ovos
180 Gr de açúcar
75 Gr de farinha
1 Colher de café rasa de fermento pó

Preparação
Preparo uma forma de buraco; barro com manteiga e um pouco de farinha e reservo.
Separo as gemas das claras.
Bato as claras em castelo firme e reservo.
Bato as gemas com o açúcar durante 5 minutos; junto a farinha e o fermento, mexendo sempre;
Envolvo na massa as claras em castelo.
Deito o preparado numa forma de buraco e vai ao forno a 180º/200º durante 30 a 40 minutos.

Ingredientes p/ Molho de Clementinas
3 Clementinas
1 Ovo
1 Colher de sobremesa de farinha Maizena
1 Colher de sobremesa de manteiga
60 Gr de açúcar

Preparação
Espremo o sumo das Clementinas e reservo.
Coloco todos os ingredientes num tacho pequeno e levo a lume brando mexendo sempre até engrossar.
(Se criar grumos, passo a varinha e levo mais uns segundos ao lume)
Retiro o pão-de-ló da forma e acompanho com o molho de Clementinas.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: