Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cogumelos no Forno c/ puré de Nabo

Para 2 pessoas

Ingredientes

Cogumelos Portobello
Sobras de carne estufada
Tomate
Queijo da Ilha (S. Jorge)
Tomilho-limão
Azeite
Flor de sal
Pimenta preta

Ingredientes (puré de nabo)
2 Nabos grandes
1 Batata
Manteiga

Preparação

Limpo os cogumelos (s/ água), retiro o pé e com uma colher de café raspo a parte escura do interior dos cogumelos;
Corto os pés em bocadinhos miudinhos e levo a saltear num fio de azeite;
Pincelo com azeite o exterior dos cogumelos;
Recheio os cogumelos com a carne picada, os pés salteados, o tomate partido em pedaços, o queijo ralado e tomilho-limão; salpico com flor de sal e pimenta-preta.
Num recipiente de ir ao forno coloco os cogumelos e vão a assar por 40 minutos a 200º.

Entretanto
Num tacho com água e sal coloco os nabos e a batata partidas em pedaços; levo a cozer e quando estiver cozido, escorro a água e levo novamente ao lume, muito brando, mais uns segundos de forma a secar o máximo possível.
Trituro tudo, envolvo a manteiga, e levo ao lume para ligar.

Sirvo os cogumelos acompanhados do puré.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: