Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bacalhau Coberto

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Lombo de Bacalhau
2 Cebolas médias
3 Dentes de alho
4 Batatas grandes
Manteiga q.b.
Azeite q.b.
Leite q.b.
Pimenta preta
1 Fl. de louro
Queijo ralado das ilhas

Preparação

Descasco as batatas, corto-as em quadrados e coloco-as a cozer; quando estiverem quase cozidas, junto o bacalhau;
Retiro o bacalhau já cozido e deixo esfriar;
Escorro as batatas, trituro-as para puré, junto a manteiga, envolvo bem e junto o leite morno;
Levo ao lume envolvendo tudo e reservo.
Retiro todas as espinhas ao bacalhau, deixo em lascas e reservo.
Num tacho coloco a cebola cortada em rodelas finas com o azeite, (cobro o fundo do tacho) e levo ao lume para a cebola melar (tampo o tacho durante algum tempo para a cebola suar); junto a pimenta, o louro, o alho e por fim o bacalhau em lascas.
Envolvo tudo e deixo refogar alguns minutos (3 a 4 minutos) e desligo o lume.
Numa travessa de ir ao forno coloco no meio o bacalhau c/ o azeite e cubro com o puré de batata.
Salpico o puré com queijo ralado e levo ao forno a gratinar.
Acompanho com esparregado.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: