Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Filetes de Bacalhau c/arroz de grelos

Para 2 pessoas

Ingredientes

2 Lombos de bacalhau (pequenos)
Leite q.b.
Pimenta q.b.
Flor de sal q.b.
2 Dentes de alho
1 Fl. Louro
1 Ovo
Pão ralado q.b.
Azeite q.b.

Preparação

Retiro a espinha central do lombo e parto em filetes (parte-se melhor quando o lombo está ainda meio congelado).
Retiro todas as espinhas dos filetes.
Coloco os filetes de bacalhau num recipiente e cubro com leite; tempero com pimenta, alho, sal, louro e deixo neste tempero 4 a 5 horas.
Retiro os filetes do tempero e deixo que os líquidos escorram.
Bato o ovo; coloco o pão ralado num recipiente e passo os filetes pelo ovo e, depois, por pão ralado e frito de seguida.
Acompanho com um arroz de grelos.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: