Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Fav(inh)as Estufadas com Frango

Para 2 pessoas

Ingredientes

250 Gr de favas congeladas
1 Peito de frango
1 Cebola pequena
1 Tomate
3 Dentes de alho
1 Pitada de gengibre em pó
½ Colher chá de caril pré-cozinhado
5 Cl de vinho branco
1 Pitada de tomilho seco
Azeite q.b.
Flor de sal
Pimenta
1 Fl. Louro

Preparação

Num recipiente coloco as favas congeladas e levo ao micro-ondas, 1 minuto em temperatura alta (800º), para que a "camisa" saia mais fácil. 
(a fava engorda um pouco; se não acontecer leve novamente ao micro-ondas para ser mais fácil retirar a "camisa")
Retiro a ”camisa” às favas.
Num tacho com um fio de azeite, coloco a cebola picada e levo a alourar; junto o alho laminado, o tomate cortado em pedaços, o sal, louro e deixo refogar.
Junto o frango partido em pedaços, o vinho, tomilho, caril, pimenta, e vai apurando em lume médio.
Acrescento as favas e o gengibre; deixo em lume médio a apurar, e está pronto.
Acompanho com um arroz de alho.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: