Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Hambúrguer Mini, com arroz de feijão preto

Para 2 pessoas

Ingredientes p/ hambúrguer

250 Gr de carne sem gordura (compro vitelão no talho do Continente)
1 Ovo
2 Dentes de alho
1 Colher de café de pasta de caril pré-cozinhada
2 Colheres de sopa pão ralado
Flor de sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Salsa q.b.

Na picadora coloco todos os ingredientes e trituro.
Com uma colher ou mesmo à mão misturo bem e com a ajuda de um aro faço os hambúrgueres; reservo-os no frigorífico até à hora de fritar.

Ingredientes p/ arroz

½ Lata de feijão preto
180 Gr de arroz agulha
1 Cebola pequena
1 Dente de alho
1 Colher de sopa bacon
Flor de sal q.b.
Azeite q.b.

Entretanto pico a cebola para um tacho com um fio de azeite e levo ao lume a refogar; junto o alho e uns bocadinhos de bacon partido muito miudinho. Deixo refogar, junto o feijão-preto previamente passado por água quente; acrescento a água, ferve, deito o arroz, verifico de sal, e deixo cozer 15 minutos.
Entretanto passo os hambúrgueres pela frigideira com um fio de azeite.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: