Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Compota de Laranja

Ingredientes

900 Gr de laranjas
(Depois de preparadas o peso ficou em 550 Gr)
250 Gr de açúcar para compotas (Sidul)
250 Gr de açúcar branco

Preparação

Retiro com uma faca bem afiada as cascas às laranjas - a casca exterior a casca branca e a pele que envolve o gomo - para que fique à vista a divisão dos gomos.
De seguida retiro os gomos sem a pele, como mostra a fotografia. (é um processo um bocadinho demorado, mas que vale pelo resultado final).
Depois de concluído, num tacho coloco os gomos com os açucares  e levo a lume médio por vinte minutos.
Quando está ainda quente, parece ficar demasiado líquida, mas depois de fria fica com uma consistência bem agradável.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: