Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bolo ”simples"

4 Ovos
1 Chávena de água
1 Chávena de açúcar
2 Chávenas de farinha
1 Colher sopa rasa de fermento pó
1 Colher de sopa de cacau light
Sumo ½ tangerina (facultativo)
Nota:
Utilizo como medida uma chávena de chá.

Preparação

Preparo uma forma de 22 cm de diâmetro; cubro o fundo com papel vegetal e barro com manteiga e uma pitada de farinha.
Separo as gemas das claras e bato as claras em castelo firme.
Junto uma chávena de água a ferver, às gemas, batendo durante uns cinco minutos.
De seguida junto o açúcar, continuo a bater e vou incorporando a farinha, o fermento, o cacau e o sumo da tangerina.
Por fim envolvo na massa as claras em castelo, e verto para a forma.
Vai ao forno previamente aquecido a 200º durante 30 minutos.
Verifico com o palito se está cozido.

Que lhe saiba bem.

Nota:
Este bolo, pelo seu tamanho é ótimo para quem tem forno mini, como no meu caso. É também um bolo bom para quem tem crianças uma vez que é pouco doce.

Sem comentários: