Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Polvo no Forno

Para 2 pessoas

Ingredientes

4 a 6 Pernas de polvo (cozido)

4 a 6 Batatas 
1 Cebola 
1 Tomate
2 Dentes de alho
1 Colher de chá de pimentão-doce
Tomilho seco q.b.
1 Fl. Louro
Flor de sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação

Descasco a cebola e corto em rodelas.
Descasco os dentes de alho e lamino.
Corto o tomate em pedaços grandes.
Descasco as batatas e corto em metades ou em quatro se forem grandes.
Coloco no fundo de uma assadeira a cebola, o louro, por cima e no meio, o polvo 
e à volta as batatas e o tomate.
Espalho o alho, salpico com pimentão-doce, flor de sal, tomilho e rego tudo com azeite.
Vai ao forno previamente aquecido a 200º/220º (depende do forno) cerca de 
90 Minutos (ou até as batatas ficarem assadas).
Acompanho com arroz de polvo sequinho.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: