Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolo de Amêndoa

Ingredientes

250 Gr de açúcar
250 Gr de amêndoa
8 Ovos
1 Colher de sopa de farinha para bolos

Preparação

Trituro as amêndoas (com pele) e reservo.
Separo as claras das gemas.
Bato as claras em castelo.
Bato as gemas com o açúcar alternando as amêndoas.
Junto as claras em castelo e por fim a farinha.
Unto uma forma de buraco com manteiga, deito um pouco de farinha na forma, para verificar que toda a forma está bem untada e deito fora a farinha que sobra.
Coloco a massa na forma e vai ao forno a 200º/220º (dependendo do forno) durante 35 minutos.
Verifico com o palito se este sai seco.
Retiro da forma.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: