Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Bacalhau Aldrabado

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Lombo de bacalhau
Grelos
180 Gr de arroz
6 Dentes de alho
Azeite q.b.
Flor de sal

Preparação

Arranjo e cozo os grelos; corto-os como para esparregado e reservo.
Cozo o bacalhau, retiro as espinhas, lasco e reservo a água da cozedura.
Num tacho pequeno cubro o fundo com azeite, junto o alho triturado (3 dentes) e deixo alourar ligeiramente; junto o bacalhau e os grelos e envolvo tudo durante uns minutos em lume brando.
Verifico de sal e está pronto.

Num outro tacho com um fio de azeite, coloco o alho triturado (3 dentes); deixo que o alho comece a murchar, junto o arroz, vou mexendo para o arroz fritar ligeiramente; junto a água (bem quente) de cozer o bacalhau (o dobro da medida do arroz) e coze 15 minutos, (fica um arroz bem soltinho).

Numa travessa coloco o bacalhau com os grelos e acompanho com o arroz.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: