Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



domingo, 15 de dezembro de 2013

Arroz de costelinhas c/ chá de carqueja

Para 2 pessoas

Ingredientes

750 Gr costelinhas de porco
180 Gr de arroz
3 Dentes d'alho
2 Tomates
1 Colher de chá de pimentão-doce
1/2 Pimento vermelho
Louro
Flor de sal
Vinho branco/tinto q.b.
Azeite
1 Colher de sopa de molho de soja
Pimenta preta
Carqueja seca

Preparação

Quando compro as costelinhas peço para que as partam, costelinha a costelinha, com um tamanho aproximadamente 3 a 4 cm.
Lavo as costelinhas e coloco-as numa bacia a temperar com os alhos laminados, flor de sal, pimenta, pimentão-doce, louro, vinho branco ou tinto, e deixo a temperar, pelo menos de um dia para o outro ou até dois dias, desde que a carne esteja completamente coberta com os temperos e no frio.

Com a carqueja faço 1 a 2 litros de chá.

Num tacho, coloco a cebola picada a refogar com o azeite; junto o tomate partido, as costelinhas com todo o tempero, menos o líquido que reservo.

As costelinhas ficam a refogar cerca de 90 minutos, e vamos acrescentando o líquido do tempero à medida que vai sendo necessário, e também de chá.

Quando as costelinhas estiverem estufadas, num outro tacho deito 3 a 4 colheres de sopa do refogado, que se formou no fundo do tacho onde estufamos as costelinhas, (esta quantidade depende se gostamos do arroz com mais ou menos gordura); acrescento com chá, a soja, o pimento e deixo ferver; junto as costelinhas e o arroz e coze cerca de 12 minutos.

Vai para a mesa no tacho ainda a borbulhar, com ramo da carqueja.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: