Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Salmão em papelote c/ Legumes Salteados

Para 2 pessoas

Ingredientes

2 Lombos de salmão
2 Dentes de alho
100 Gr ervilhas de quebrar
Batatinhas de assar
1 Cenoura
5 Cl de vinho branco
Azeite q.b.
Coentros q.b.
Flor de sal q.b.

Preparação
Retiro ao salmão todas as espinhas com a ajuda de uma pinça.
Retiro os fios das ervilhas de quebrar, lavo a cenoura e corto em tiras muito finas.
Num tacho ponho as batatas a cozer em água e sal.
Numa folha de papel prata ponho as postas de salmão com o alho laminado, coentros, um fio de azeite, e o sal.
Fecho o papel prata e coloco num Pirex; levo ao forno pré aquecido a 200º/220º por 8 min.
Coloco na frigideira o azeite e levo a saltear a cenoura em lume não muito forte (+/- 2 min.), retiro do tacho e guardo.
Repito com as ervilhas de quebrar, e quando estiverem quase salteadas, junto a cenoura (já salteada) e com o lume mais forte junto 5 cl de vinho branco; deixo saltear mais ½ minutos para o álcool evaporar; verifico de sal e reservo.
Retiro do forno o salmão abro o papelote e coloco as batatas cozidas junto do salmão.
Acompanho com as ervilhas e a cenoura salteadas.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: