Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Rancho...cá de casa!

Ingredientes

500 Gr de grão-de-bico cozido
500 Gr de carne de vaca
1 Chouriço pequeno
150 Gr entremeada fumada
200 Gr de massa cotovelinhos
Azeite q.b.
1 Cebola
1 Tomate
2 Dentes de alho
1 Fl de louro
10 Cl de vinho branco
1 Colher café de cominhos

Preparação

No tacho coloco a cebola picada com o azeite e vai a refogar.
Junto o tomate picado e o alho laminado, o louro e vai refogando.
Acrescento o vinho; coloco a carne partida em pedaços e continua a refogar até que a carne fique tenra; acrescento água, se for necessário.
Coloco o grão-de-bico, o chouriço e a entremeada partidos em pedaços e deixo refogar até o molho começar a engrossar.
Num tacho à parte cozo a massa em água e sal.
Quando a massa estiver cozida escorro e junto ao preparado do grão-de-bico.
Envolvo tudo, salpico com os cominhos e deixo cozer mais uns minutos para que tudo se ligue e, está pronto.


Que lhe saiba bem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um prato que na minha casa todos gostam