Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Arroz de Polvo Meio-Malandro

Para 2 pessoas

Ingredientes

600 Gr de polvo ( já cozido)
180 Gr de arroz
1 Cebola
1 Tomate
2 Dentes de alho
5 Cl de vinho tinto
1 Fl. de louro
Flor de sal
Coentros q.b.

Preparação

Pico a cebola para um tacho, junto azeite e levo ao lume a refogar.
Junto o alho laminado e o tomate partido em pedaços e continua a refogar até o tomate estar desfeito.
Junto a folha de louro, o sal e o vinho, e ferve para que se liberte o álcool; acrescento de água, e quando estiver a ferver junto o polvo previamente cozido, e o arroz, que coze durante 12 minutos.
Coloco os coentros partidos grosseiramente e está pronto.

Que lhe saiba bem.

Nota:
Para o arroz de polvo compro polvo 1-2 kg ultra-congelado marca Continente.
Deixo descongelar e levo a cozer na panela de pressão durante 15 minutos depois de começar a ferver. Retiro da panela, parto e guardo junto com o polvo, parte da água da cozedura do polvo.

Sem comentários: