Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Açorda de Mílharas c/ Filete de Peixe Grelhado

Para 2 pessoas

Ingredientes

250 Gr mílharas (frescas de preferência)
1 Cebola
1 Tomate
1 Ovo
3 Fatias de pão alentejano
Azeite
3 Dentes de alho
Coentros q.b.
Flor de sal

Preparação

Lavo as mílharas, retiro a película que as envolve e reservo.
Num recipiente coloco água e o pão em pedaços para ir amolecendo.
Pico a cebola, coloco o azeite e levo ao lume a refogar.
Junto o tomate, o alho, acrescento água se for necessário e continua a refogar.
Trituro com a varinha o refogado e junto o pão demolhado e espremido.
Quando levantar fervura junto as mílharas e se for necessário acrescento água quente e mexo. Junto os coentros e volto a mexer.
Quando a tacho vai para a mesa parto o ovo e mexo até ficar totalmente envolvido na açorda. Salpico com o resto dos coentros. Verifico de sal.
Acompanho com um filete de peixe grelhado, que pode ser robalo ou outro peixe a gosto.

Que lhe saiba bem.

Sem comentários: