Decidi fazer um registo das receitas que se fazem cá por casa.

Os anos vão passando e para que não fiquem esquecidas nos escaninhos do tempo as receitas que a minha mãe e as minhas tias tão dedicadamente preparavam e de que saudosamente recordo, aqui as deixo descomprometidamente mas com gosto.

Sempre fui uma curiosa adepta da culinária e sempre estive atenta à sua evolução; pelo que juntando a tradição familiar às novidades que de todo o lado vão surgindo, recriei novas propostas que também aqui deixo.

Mais tarde, se a minha filha e os meus netos se lembrarem de saborear um ou outro paladar que agora lhes preparo, podem sempre recorrer a este sítio, e replicá-los ...à minha moda!



terça-feira, 9 de julho de 2013

Salada morna de bacalhau

Para 2 pessoas

Ingredientes

1 Posta de bacalhau 
2 Batatas médias
1 Lata pequena de feijão-frade cozido 
1 Ovo
1 Cebola pequena
2 Dentes de alho
Vinagre balsâmico q.b.
Azeite q.b.
Coentros frescos q.b.
Flor de sal q.b. 
Preparação
No tacho com água e sal, coloco o ovo e as batatas em quadrados.
Quando as batatas estiverem quase cozidas, junto o feijão e o bacalhau e coze mais uns minutos.
Escorro a água, e deixo esfriar.
Parto o ovo aos pedaços e ponho o bacalhau em lascas.

Molho
Numa taça que pode ser a que vai à mesa junto azeite, vinagre, alho picado, cebola picada e os coentros picados grosseiramente e mexo tudo.
Junto ao preparado anterior e envolvo tudo. Finalizo com azeitonas galegas.
Pode servir-se quente; eu prefiro morna.

Nota: utilizo o feijão de lata mas passo por água morna.
         O bacalhau deve cozer muito pouco tempo para não ficar seco. 

Que lhe saiba bem. 

Sem comentários: